
A ansiedade é considerada em doses q.b. uma reação natural de todos nós, um estado de alerta essencial para facilitar a gestão de situações adversas ou inesperadas. Contudo, quando a ansiedade atinge um nível elevado e provoca um sofrimento e mal estar significativo, capaz de interferir no dia a dia e comprometer o funcionamento social, profissional, escolar, relacional, ocupacional das pessoas, o quadro muda de figura.
Nestes casos, a ansiedade pode torar-se uma limitação altamente incapacitante, impossibilitando o normal quotidiano, traduzindo-se muitas vezes em evitamento de situações e contextos, preocupações excessivas, persistentes e difíceis de controlar, incapacidade de estar relaxado, pensamentos catastróficos, previsões e antecipações negativas sobre o futuro: E se? Será que...?
Alguns sinais de alerta:
Muitos medos, receios e preocupações dificeis de controlar
Estar atento e hipervigilante a tudo o que o rodeia
Evitamento de situações, contextos e atividades
Necessidade intensa de se sentir seguro e saber o que vai acontecer~
Medo de falhar
Pensamentos e previsões negativas do futuro
Pensamentos de antecipações de insucessos ou de acontecimentos negativos
Dificuldade extrema de lidar com a incerteza
Alterações de humor frequentes e irritabilidade
Agitação e inquietação excessiva
Medo desproporcional e exagerado
Sintomas físicos, por exemplo, excessiva tensão muscular, dores de cabeça, barriga, tonturas
As perturbações da Ansiedade são dos problemas ao nível da saúde mental em Portugal com grande prevalência e o diagnóstico e intervenção precoce constituem um fator de bom prognóstico no tratamento.
As crianças e jovens com perturbações da ansiedade, sem intervenção adequada apresentam um risco acrescido de desenvolveram este e outro tipo de perturbações de saúde mental, na vida adulta.
O tempo não cura, mas frequentemente agrava o quadro de ansiedade aumentando simultaneamente o impacto na vida quotidiana das pessoas.
A Clínica Navegantes integra um conjunto de profissionais de saúde mental especializados nas questões de Ansiedade, em crianças, adolescentes, jovens e adultos, capaz de o apoiar e intervir de forma eficaz, com rigor técnico e científico, no tratamento das Perturbações da Ansiedade.
Esperar não é solução.
Dra. Sónia Serrão - Psicóloga Clínica
Coordenadora Clínica Navegantes
Bình luận