top of page
  • Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Dar Asas - A conquista da Autonomia


Dar Asas - A conquista da Autonomia


Todos os Pais desejam que os seus filhos sejam felizes, bem-sucedidos, competentes, pessoas com valores, ou seja, o desejo é que se tornem um dia adultos responsáveis, conscientes, críticos, autónomos.

É preciso que as crianças tenham a possibilidade de pôr à prova as suas capacidades e competências, perceber que são capazes, acreditarem no seu potencial e para isso é necessário que os Pais deem asas, apoiem a conquista da autonomia.


Para isso, os Pais podem ajudar:


Evitar fazer pela criança, apoiar não substituir, incentivar a arrumação dos brinquedos, não arrumar por eles, estimular a autonomia no vestir, no comer sozinho.

Na verdade, crescer com excesso de facilidades, sem precisar de fazer, pedir, aprender, falar, comunicar impede a construção da autonomia da criança, a experiência de errar, de aprender e de saber que afinal se é capaz.

O processo de conquista de autonomia, de ser independente, responsável faz-se no seio da família, da escola, dos Outros, ninguém cresce sozinho, precisamos e muito dos


Outros, aprender que somos capazes, acreditar em nós, sentir e perceber que os outros, sobretudo os Pais, nas fases mais precoces da vida acreditam em nós.

Tal como todas as outras conquistas da vida têm momentos bons, menos bons, difíceis, precisamos mesmo de crescer, de nos tornarmos “Pessoa” e para isso contamos com o porto de abrigo valioso e único dos nossos Pais, da nossa Família que nos vão preparando para a vida, dando-nos asas.


Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page