• Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Mais um desafio - Novo Confinamento...



Vamos voltar quase todos de novo a casa, é preciso por um motivo universal, a proteção de cada UM e de todos. Somos novamente desafiados em vários aspetos e também na nossa saúde mental.

Estamos cansados, preocupados, a incerteza a sensação de falta de controlo, entre outras coisas pode fazer surgir pensamentos e emoções mais intensos e persistentes.

A verdade é que os tempos em que temos vivido e agora mais este novo confinamento pode propiciar o surgimento ou agravamento de alguns sintomas psicológicos que de certo modo, podem ser adaptativos, no sentido de reagirmos e fazermos face a situações de crise.

Contudo, é preciso estarmos atentos a nós e a quem nos rodeia, à nossa saúde psicológica, a ansiedade, irritabilidade, tristeza, angústia e medos excessivos que possam comprometer a nossa funcionalidade e bem estar. Nestes casos, é importante intervir o mais precocemente possível.

Neste tempo de confinamento é essencial procurar manter dentro do possível as nossas rotinas, objetivos, dinâmicas familiares, relações sociais à distância, exercício, lazer de modo a conseguirmos a normalidade possível, mas também aceitando que esta nova realidade de confinamento é fundamental.

Sabemos que os adolescentes e jovens adultos são particularmente penalizados pelo confinamento em virtude da fase da vida que experienciam e por isso é preciso estarmos atentos.

Nós, continuaremos a trabalhar, também para proteger a saúde de cada um e de todos!


Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Coordenadora Clínica Navegantes


101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo