Vamos todos, sem exceção viver um Natal Diferente, atípico, mais um desafio de 2020 para todos nós.
Temos vivido momentos de incerteza, de medo, de ansiedade, de profundas preocupações e muitas limitações à vida como a conhecíamos antes. É essencial encararmos estas restrições e mudanças com a expetativa de que servem um bem, a proteção de todos.
Talvez este seja um Natal em que as diferenças sejam ainda mais evidentes, uns animados pela esperança e outros muitos preocupados e mesmo com muitas dificuldades económicas que impedem e comprometem a perspetiva positiva do Futuro.
Sabemos que no Natal, as vivências, os afetos, os abraços, os beijos, a proximidade condimentam estes dias especiais, mas este ano, temos de fazer diferente, mais distantes, mas aproveitando o que é possível. Revoltarmo-nos contra esta mudança pode ser natural, mas lutarmos contra o inevitável, talvez não faça tanto sentido.
O Natal de 2020 é mais uma oportunidade de repensarmos o verdadeiro significado do Natal, de valorizarmos o simples, o que conseguimos fazer e o que é possível fazer, tendo em conta o momento que todos vivemos.
Aceitar, talvez a palavra mais certa, a atitude adequada a tomar, mas também algo difícil, mas possível.
Aceitar que vivemos um ano diferente, umas férias diferentes e um Natal diferente, com adaptações, mas com a esperança de retomarmos em breve, Todos, as nossas vidas, os abraços, os afetos e o toque, que nos torna ainda mais humanos.
Um Feliz Natal para Todos!
Sónia Serrão - Psicóloga Clínica
Coordenadora Clínica Navegantes
Comments