top of page
  • Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Um regresso natural...sem ansiedade!



O regresso às aulas e o cenário repete-se, tempo de mudança, de adaptações, de regresso às rotinas, a regras mais rígidas, desafios, expetativas e muito “nervoso miudinho”. Esta é uma das alturas em que pode não ser fácil ser criança e ser Pais, mas a boa noticia, é que faz parte desta aventura de crescer e ainda bem.


A verdade é que independentemente de ser o 1º dia numa escola, a mudança de sala, a mudança de escola, a transição de ciclo trata-se de um acontecimento importante para a criança e para a Família e por isso mesmo tem de ser vivido como tal, com preparação, com entusiasmo e naturalmente com uma dose de ansiedade q.b.


É vantajoso que as crianças sejam envolvidas nos preparativos, na compra do material, dos livros, que haja tempo de diálogo, de esclarecer dúvidas e inquietações, de tranquilizar, de motivar. É bom que os Pais manifestem entusiasmo e otimismo neste regresso, que sejam modelos positivos e de segurança, que escutem, que apoiem e que transmitam mensagens positivas, que falem sobre o seu próprio regresso ao trabalho, sobre tudo o que o regresso ou entrada na escola tem de bom, aprender, conhecer ou rever amigos, brincar.


A atitude e comportamento dos Pais é sem dúvida valiosa e essencial no regresso à escola, controlar pequenos receios, inseguranças, evitar despedidas prolongadas ajuda a criança a encarar esta nova etapa como natural e gratificante. Contudo, nem tudo é perfeito e não devemos estar à espera disso, são naturais algumas birras, choros, lágrimas e o coração apertado, mas tudo isto irá passar gradualmente.


Neste regresso à escola, nesta nova etapa que se aproxima para tantas crianças e Famílias é importante que Pais, Educadores e Professores estejam em sintonia, que comuniquem, que interajam de forma positiva, em benefício da criança, do seu bem-estar e do sucesso no seu processo de aprendizagem


A boa notícia para os Pais mais ansiosos com este período é que as crianças se adaptam facilmente, muito melhor que os Pais.


Bom regresso às aulas para Todos!


Um regresso natural!

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page