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Psicomotricidade
Na palavra Psicomotricidade está subentendida a integração harmoniosa de “psiquismo” e “motricidade”, com os aspectos motores, funcionais, afetivos, relacionais e cognitivos. Com efeito, a Psicomotricidade perspectiva o indivíduo na sua globalidade.
O movimento psicomotor é aquele que permite o conhecimento progressivo de si mesmo e do mundo (outros, espaço, objectos). O corpo, o movimento, a acção são elementos fundamentais para aprender e agir sobre a realidade.
O desenvolvimento psicomotor é a base de todas as aprendizagens dos primeiros anos de vida, torna-se essencial uma intervenção conhecedora e consciente.
Após uma avaliação cuidada, a intervenção psicomotora acontece na relação entre a criança e o psicomotricista, os materiais e o espaço envolvente no sentido de ultrapassar as dificuldades detectadas.
EM TERMOS ESPECÍFICOS A INTERVENÇÃO PSICOMOTORA TEM COMO ÁREAS DE ACTUAÇÃO:
• Atraso psicomotor, dispraxias, desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural.
• Perturbações do esquema corporal/imagem corporal, da lateralidade e da estruturação espácio temporal.
• Dificuldades de comunicação e relação, inibição, hiperatividade, agressividade, défices de atenção, de memória, organização percetiva, simbólica e conceptual.