top of page
  • Foto do escritorEquipa Clínica Navegantes

Dia Internacional do Brincar


Cada criança é única, tem o seu ritmo, o seu perfil de desenvolvimento, a sua personalidade, contudo existem coisas, espaços, atividades comuns a todas as crianças ou pelo menos assim deveria ser, falamos de Brincar.

Brincar é sem dúvida essencial, uma necessidade vital, como comer e outras, uma oportunidade valiosa de múltiplas aprendizagens, um cenário onde se desenvolvem inúmeras competências e habilidades, não se trata apenas de algo que dá prazer à criança, uma atividade gratificante, mas é também um veículo único para aprender, para crescer.

No brincar, tudo está em jogo, a imaginação, a comunicação, a linguagem, a relação, as emoções, as regras, a criatividade, o raciocínio, o convívio com a diferença, a descoberta do Outro, a coordenação motora, o jogo simbólico, o faz de conta, a experimentação de papéis, a exploração de novas formas de pensar, de resolver problemas.

A lista de vantagens do Brincar é mesmo muito extensa, daí a importância desta atividade nas agendas das crianças, das escolas, das famílias, no brincar, abrem-se as portas da fantasia, mas também da realidade, fortalecem-se relações, nutrem-se os afetos e vive-se a magia de ser criança.

Brincar é um direito das crianças, não existe uma Infância feliz, um desenvolvimento saudável se não incluirmos no dia a dia das crianças este direito fundamental para que se tornem Pessoas saudáveis, equilibradas, competentes e felizes!


Dra. Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Coordenadora Clínica Navegantes

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page