top of page
  • Foto do escritorEquipa Clínica Navegantes

Sabia que o Terapia da Fala não trabalha apenas a área da Fala?


Terapia da Fala

A Terapia da Fala é responsável pela intervenção em várias áreas, entre estas as dificuldades na sucção, na mastigação, na deglutição e também na aceitação da diversificação alimentar.

O processo de alimentação complementar deverá ser iniciado por volta dos seis meses, sendo fundamental que o bebé apresente os sinais de prontidão:


- sentar-se com pouco apoio - boa coordenação olho-mão-boca - reflexo de protrusão da língua diminuído - interesse nos alimentos - capacidade de alcançar os alimentos


É fundamental que o processo de alimentação seja respeitador para a criança. Deste modo, a criança precisa primeiro tolerar os alimentos (desde a parte visual e olfativa), olhar, tocar até provar e comer.


Alguns comportamentos a adotar para apoiar um processo de alimentação complementar calmo e seguro:


- Usar uma cadeira de refeição com apoio de pés; - Refeições a horas regulares (evitar momentos de fome excessiva e/ ou cansaço); - Refeições curtas, não excedendo os 30 minutos; - Privilegiar refeições em família; - Usar uma colher rasa e pequena; - Evitar o uso de chupeta antes da refeição; - Respeitar os sinais de saciedade da criança; - Explorar os alimentos com as mãos, em família.


Rita Machado Terapeuta da Fala - Clínica Navegantes

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page